domingo, 9 de janeiro de 2011

Acessibilidade

  Normalmente quando se fala de acessibilidade está se referindo ao acesso de pessoas com deficiência a locais, eventos ou atividades. Mas hoje vamos discutir o acesso das mais variadas classes sociais a serviços de saúde. Puxando para nosso caso específico, vamos falar do acesso de todos ao Tratamento Ortodôntico (aparelhos ortodônticos).
   Hà algum tempo atrás, somente os ricos ou os de classe média alta podiam procurar este tipo de serviço, porém isso mudou. O que aconteceu?


   Como aumentou muito os profissionais que prestam este serviço, a concorrência fez com que os preços baixassem (antigamente uma mensalidade custava 1 salário minimo, hoje custa 5 vezes menos). A renda da população em geral aumentou e isso fez com  que as pessoas deixassem de se preocupar só com sua subsistêcia, ou seja, com o que comer, onde morar, e passaram a procurar seu bem estar. Ai entra a preocupação com a estética, qualidade de mordida, ai vem a procura por tratamento ortodôntico.
   É inegágel o avanço social desta mudança de realidade, mas se faz necessário ficar atento, pois as mudanças da forma em que vem ocorrendo tem trazido vários malefícios.
  • O dentista, segundo a Lei Brasileira, não precisa ser ESPECIALISTA em ORTODONTIA para colocar aparelho em quem quiser. Sendo assim, existem vários dentistas despreparados fazendo besteira na boca de muita gente.
  • A concorrência entre os profissionais é boa quando gera a busca por melhor qualidade, mas vem ocorrendo o contrário. A concorrência desleal devido ao excesso de dentistas no mercado gerou a necessidade de diminuição dos custos do tratamento, mesmo que isso signifique a diminuição da qualidade do tratamento.
  • O grau de informação da população sobre o tratamento ortodôntico não aumentou junto com a procura pelo serviço. Então acaba que procuram um dentista sem saber selecionar o profissional responsável, atualizado, preparado, ou seja, o Ortodontista que pode garantir o melhor tratamento. Junta isso ao despreparo de alguns profissionais e a pressão do mercado cria-se uma bomba que, acredite, não estoura na mão do dentista.
   Visto tudo isso fica muito forte a necessidade de informações corretas na hora de procurar por um dentista para cuidar do seu sorriso. Vamos a umas dicas:
  1. Procure sempre um ESPECIALISTA em ORTODONTIA. Hoje em dia a diferença de preço entre os profissionais é muito pequena. Não vale a pena correr o risco com quem pode não ter a formação necessária para fazer o melhor. Como saber QUEM É ESPECIALISTA? Primeiro pergunte ao profissional o se ele é especialista e o nº do seu CRO. Depois pesquise junto ao conselho do seu estado utilizando o nº da inscrição ou o próprio nome do profissional. Lá eles tem a lista de todos os especialistas registrados. Também, pode-se fazer a pesquisa no portal CFO. As vezes o dentista expõe seus diplomas e certificados nas paredes do consultório. Isso simplifica tudo.
  2. Desconfie de promoções, preços extremamente baixos e formas "revolucionárias" de tratamento.
  3. Tratamento ortodôntico exige planejamento. Então se você consultar um profissional que já na primeira visita quer colar aparelho sem antes pedir os exames necessários, avaliar as várias possibilidades de tratamentos ponderando os benefícios e malefícios de cada uma delas, fuja!
   Claro que podemos retornar a este assunto futuramente dando ainda mais dicas, mas só de seguir estas 3 orientações listadas você ja peneira bem os profissionais e aumenta enormemente a possibilidade de encontrar um bom profissional. Lutamos pelo acesso de todas as pessoas ao sorriso perfeito, mas vamos fazer isso direito, ne.

Um comentário:

  1. Grandes promoçoes sempre deve despertar desconfiança msm! Afinal um profissional qualificado certamente investiu muito em sua formaçao, e valoriza isso!

    ResponderExcluir