quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Orientação Vocacional ou Profissional

Dados do IBGE indicam que mais da metade das pessoas que concluíram um curso universitário exercem uma atividade diferente de sua formação.


Erro na escolha da profissão

Isso nos leva a uma reflexão muito importante: Estamos escolhendo mal nossas carreiras?


São vários os motivos que nos levam a uma escolha infeliz para o rumo que devemos tomar na hora de escolhermos o que fazer ao término do ensino médio. Falta de conhecimento sobre as opções de carreiras que se enquadram a cada perfil de pessoa. Falta de conhecimento sobre as aptidões e rotinas profissionais necessárias para exercer cada função. Impossibilidade de morar em outra cidade onde existe o curso pretendido. Os anseios e influências familiares para que se siga aquela carreira tradicional, mas que a pessoa não tem a menor afinidade. Isso entre outras coisas e situações.

Orientação ProfissionalBoa parte destes problemas poderiam ser sanados com uma orientação profissional séria e eficiente. No caso, seria mais do que um simples teste vocacional, mas sim, um acompanhamento em que avalie os níveis de interesse, personalidade, aptidões, o raciocínio e a inteligência do indivíduo. No geral, são os estudantes do ensino médio e os mais jovens que buscam orientações para ajudá-los na escolha profissional, porém, pelos motivos já citados, há vários profissionais em atividade que também buscam acompanhamento vocacional para aperfeiçoar suas habilidades naquilo que já fazem ou mudar a área de atuação.


Texto escrito por Marinalva O. de Faria Rabelo
Psicóloga, Sócia Diretora do Instituto Rabelo -  Odontologia e Psicologia



Interaja com o Instituto Rabelo



  • Quer saber mais sobre este ou outro assunto? Deixe-nos suas dúvidas ou opiniões. Escreva um comentário.
  • Curta nossa Página no Facebook!
  • Inscreva-se no nosso canal no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário