segunda-feira, 6 de junho de 2016

Antibiótico enfraquece os dentes?

“Doutora, os dentes do meu filho são muito fracos. Ele tomou muito antibiótico quando era menor.”

antibiótico postagens

É muito comum escutar este argumento no dia-a-dia da clínica de odontopediatria. Talvez por falta de conhecimento, esta informação errada é repassada dos pais para os filhos por gerações.

O fato é que os antibióticos não enfraquecem a estrutura dentária. Em alguns casos, são até indicados por dentistas para combater infecções na boca.

Mesmo as tetraciclinas, que são um grupo de antibióticos que causam manchamento acastanhado no esmalte do dente, não afetam sua estrutura, ou seja, não a enfraquece. E por ser de conhecimento de toda classe médica, essas medicações não são mais prescritas para gestantes e crianças.

Mas então por que as crianças que tomam mais antibióticos têm mais cáries?

Os xaropes (formula mais comum de apresentação para medicações infantis), contém muito açúcar em sua formulação. Como, também, as crianças ficam mais “manhosinhas” quando estão doentes, acaba que os pais negligenciam a higiene. Açúcar mais falta de higiene é igual a dentes fracos e cárie. O antibiótico que leva a culpa, mas é o único inocente da história.

A recomendação é: Escove os dentes dos seus filhos após cada administração de xarope, seja de antibiótico, analgésico, ou qualquer outra medicação. Escove, também, após as refeições e antes da criança dormir. É simples e muito eficaz.

Para mais informações, fale com o dentista de sua confiança, ou agende uma consulta no Instituto Rabelo. Terei satisfação em ajudar.

Dra. Camilla

Dra. Camilla Lima

Responsável pelo atendimento infantil no Instituto Rabelo

CRO-Go 13411

Nenhum comentário:

Postar um comentário