segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Acidentes envolvendo os dentes

Nesse último sábado (22/01) recebi uma ligação de uma mãe desesperada. “Meu filho caiu e bateu os dentes!”

O rapaz de 17 anos havia se acidentado durante uma brincadeira com um colega. O acidente não foi dos mais graves e como o atendimento foi rápido existem boas chances de uma boa recuperação.

Este ocorrido me dispertou a vontade de falar no assunto. Afinal, em muitos casos, a ação do ortodontista se faz necessária.

O trauma dentário  normalmente acontece na prática de esportes, agressões físicas e acidentes de moto ou carros, ou mesmo na forma de um acidente em brincadeiras como andar de bicicleta, skate ou patins.
Saiba como agir clicando em Saiba mais>>
Basicamente, podem ocorrer quatro formas de trauma: uma leve batida que pode não ser nada ou até pode levar a necrose (morte) do dente, uma batida com fratura, intrusão dental, ou seja, o dente entra na gengiva ou a avulsão (o dente sai da boca). O mais importante em todos os casos é procurar o dentista o mais rápido possível. Só um profissional treinado pode determinar o melhor tratamento. Nunca subestime um trauma por menor que seja.

Perante um trauma, o que fazer?

1º Manter a calma e acalmar a pessoa que sofreu o acidente. Identificar o que realmente aconteceu e agir assim:

  •  Nos casos de fratura do dente: procure o pedaço, coloque-o num copo com soro fisiológico , leite ou água limpa e procure o dentista levando-o para ser colado.
  • Se ocorrer um desalinhamento com ou sem mobilidade: tente alinhar suavemente o dente, sem apertar forçadamente. Procure um dentista rapidamente.
  • Caso o dente saia inteiro da boca: localize o dente e pegue pela coroa (nunca mexa na raiz), lave com soro fisiológico, leite ou água limpa  e tente recolocar lugar e procure o dentista. E mesmo se não conseguir, coloque o dente em um recipiente com soro, leite ou até mesmo água limpa e procure um dentista  imediatamente, pois o tempo é fundamental para salvar o dente.
O tempo entre o trauma e os primeiros socorros é um fator muito importante para a boa recuperação do dente, principalmente nos casos de avulsão. Nos casos em que o atendimento ocorre no prazo de até 2 horas o índice de sucesso é muito grande.

Quer saber mais sobre este ou outro assunto? Deixe-nos suas duvidas ou opiniões. Escreva um comentário

Um comentário:

  1. Post muito interessante! Bom saber como proceder assim q acontece o acidente, pois muitas vezes pode demorar ate achar um dentista para o socorro!

    ResponderExcluir