domingo, 13 de fevereiro de 2011

Tratamento mais rápido e com menos dor?

Fui questionado por um paciente um dia desses sobre os avanços tecnológicos da ortodontia. Segundo ele, “desde que o mundo é mundo os aparelhos continuam sendo aqueles quadradinhos metálicos com borrachinhas coloridas que provocam dor na gente”.

Claro que isso não é verdade. Os avanços tecnológicos na odontologia, principalmente na ortodontia, tem ocorrido na mesma velocidade de qualquer outra área da saúde. A verdade é que nem tudo é perceptível do ponto de vista da população em geral.

Vejamos alguns exemplos:

Antigamente era muito comum que todas as pessoas que usavam aparelho colocassem aqueles extra orais (AEB) enomes que as pessoas apelidaram maldosamente de “freio de burro”. Hoje isso é raro, pois foram desenvolvidos diversos sistemas (nem todos eficientes) em que o AEB é substituido por um aparelho dentro da boca, ou seja, bem mais discreto. O mais recente e eficiente deles é a mecânica envolvendo os mini-implantes ortodônticos.
mini_implante_ortodontico vs AEB
Os mini-implantes são oferecidos como opção de tratamento no INSTITUTO RABELO, porem existe uma diferença de preço entre as duas opções. Devido ao fato de que esta diferença pode facilmente passar os R$ 500,00, muitas pessoas ainda optam pelo AEB. Fazer oquê?

Outro Exemplo são os aparelhos autoligáveis:

0 Este modelo de parelho dispensa os elásticos coloridos sendo muito mais discreto e eficiente, pois os eláticos utilizados para fixar os fios aos braquetes criam muito atrito, assim é necessário colocar muito mais força para que os dentes se movimentem. Com os autoligáveis podemos utilizar bem menos força, assim o tratamento é bem menos dolorido, rápido e discreto. A exemplo dos mini-implantes, o problema deste aparelho é o preço (investimento inicial está em torno de R$ 1000,00 mais manutenções).
Enfim, existem muitos avanços. Aqui nem entramos no assunto dos aparelhos estéticos (que serão discutidos posteriormente) que vem recebendo diversas melhorias nos últimos anos. O que ainda entrava a utilização em massa dessas tecnologias é o preço, visto que uma boa parte da população já tem acesso ao tratamento ortodôntico, mas poucos podem pagar pelo que existe de melhor.

No INSTITUTO RABELO (o primeiro instituto especializado em aparelhos ortodônticos em São Luís de Montes Belos-GO) temos todas estas modalidades e opções de tratamento, desde a mais sofisticada até as mais acessíveis. Sempre respeitando o melhor para o paciente, pois os princípios de ação da ortodontia, a ética e os resultados, estes sim, vão sempre continuar os mesmos.

Gostou do que leu aqui e quer saber mais? Receba nosso conteudo por email. É completamente gratuito. Cadastre-se


Nenhum comentário:

Postar um comentário