1º Ser assíduo nas consultas.
A assiduidade nas consultas requer bom senso do paciente, porem…Todo consultório dentário tem o que chamamos de "custo fixo" ou "valor da hora clínica". Este é um gasto que o dentista tem para manter seu estabelecimento funcionando.
Cada vez que um paciente falta a consulta, este gasto é gerado da mesma forma, porem sem o atendimento, a "hora clínica" é contabilizada como prejuízo.
Se não ocorresse a falta, os procedimentos realizados pagariam todos os custos.
Prejuízo é uma coisa que ninguém quer ter, e no caso da "hora clínica", o custo é tão alto que os profissionais tem investido bastante tempo e dinheiro em estratégias para sanar este problema.
Uma das estratégias é ligar, várias vezes, para confirmar as consultas. Sai mais barato pagar o gasto com telefone do que ficar um horário inteiro ocioso. Nessa linha temos os SMS, emails... Outra forma seria cobrar o valor da falta não justificada. É uma estratégia justa, mas não funciona bem, pois gera constrangimento com paciente ao ponto dele preferir procurar outro profissional.
Ligar para os paciente não tem adiantado muito, pois há quem confirme o horário e mesmo assim falte. Cobrar pela falta gera desconforto. Então vamos para a terceira e mais comum forma de diminuir os prejuízos causados pela não assiduidade de alguns pacientes. Permitir que a média dos gastos gerados pelo tempo ocioso seja considerada na composição dos honorários profissionais. O raciocínio é bem simples. Se o gasto com faltas é muito comum, ele passa a fazer parte do custo fixo do consultório. Por outro lado, se o tempo que o profissional passa parado é muito pequeno, o gasto é irrisório, o custo da "hora clínica" diminui e o preço do tratamento cai.
Portanto, como sugerido no início do post, seja assíduo em suas consultas. Mais do que isso. Incentive outras pessoas serem comprometidas com seus horários agendados. Ao final, todos saem beneficiados com tratamentos mais acessíveis sem comprometer em nada a qualidade do trabalho.
No caso de pacientes usuários de planos de saúde ou convênios, o raciocínio também vale, pois o usuário não paga o tratamento diretamente ao dentista, ficando isto a cargo do convênio que não compensa pelas faltas. Se o profissional passa a ter prejuízos gerados por pacientes vindos de alguma empresa específica, a tendência é que haja um rompimento de contrato e o bom paciente acaba ficando sem o dentista de sua confiança. No meio médico é comum ouvir essa queixa dos clientes e na odontologia já começa acontecer.
Portanto, seja assíduo nas consultas.
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