sexta-feira, 18 de março de 2016

Faça você mesmo?

Pense nisso
   Não sei se isso é uma curiosidade nacional, mundial, ou se é só mesmo aqui na minha região. Muitas pessoas me questionam se existe algum produto milagroso que não permite a formação de tártaro, ou que deixe os dentes mais claros ou até mesmo onde podem comprar as “borrachinhas coloridas” para elas mesmas fazerem a “manutenção” do aparelho em casa.

A resposta é sempre a mesma: Isso não existe!


Interaja com o Instituto Rabelo

  • Quer saber mais sobre este ou outro assunto? Deixe-nos suas dúvidas ou opiniões. Escreva um comentário.
  • Curta nossa Página no Facebook!
  • Inscreva-se no nosso canal no YouTube.
   
Eu como dentista/ortodontista devo de esclarecer que existem hábitos que ajudam a manter a saúde bucal, ou seja, há um conjunto de atitudes que você mesmo, em casa, pode fazer para evitar problemas bucais. Mas isso não exclui a visita rotineira ao dentista.
   No caso do tártaro, a boa higiene com escova e uso adequado do fio dental, diariamente como manda o figurino, é suficiente para a maioria das pessoas. Mas existem pessoas que tem uma dificuldade com essa higiene, ou uma carga mineral muito grande na saliva. Neste caso, uma limpeza profilática feita pelo dentista de 6 em 6 meses, é indispensável.
   No caso de clareamento, pode provocar dores, sensibilidade nos dentes, inflamação da gengiva e da garganta, necrose (morte do nervo) do dente. Por isso é que a ANVISA, só permite este procedimento com o acompanhamento do dentista. Nunca tente realizar este procedimento sem o acompanhamento de uma dentista, pois a dosagem desse produto varia de acordo com os dentes de cada pessoa, portanto, clareamento não é só comprar o produto e usar. Isso pode lhe trazer um problema muito sério.
   Quanto ao aparelho, volto a afirmar, como já foi mencionado no caso de clareamento, cada pessoa recebe um tratamento individualizado e único, pois somos todos diferentes e temos necessidades diferentes também. Sendo assim, procure um tratamento ortodôntico com um especialista no assunto, profissional de sua confiança.

   Ou seja: Faça você mesmo! Siga as orientações do seu dentista quanto aos cuidados que deve tomar em casa. E deixe a parte que é responsabilidade do dentista, por conta do dentista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário