domingo, 3 de abril de 2016

Faça você mesmo? (2)

Seguindo a temática do último post, onde falamos sobre os problemas de apostar em fórmulas caseiras de tratamentos dentários sem o auxílio do dentista, vamos agora, aprofundarmo-nos no clareamento dentário.
A grande maioria das pessoas quer ter os dentes branquinhos, igual ao seu artista preferido na TV. Esse desejo é compreensível, visto que fica bonito mesmo. O problema é quando esse desejo, aliado a outros fatores que não sabemos explicar, levam algumas pessoas a apostar em fórmulas mágicas que, ou prejudicam mais do que ajudam, ou não resolvem nada.

Vamos a alguns exemplos:

3 técnicas de clareamento
1- Adicionar bicarbonato de sódio no creme dental para clarear os dentes. O bicarbonato não tem ação clareadora. Ele funciona como abrasivo, ou seja, faz com que o creme dental fique mais áspero e limpe melhor a sujeira, dando a impressão de que o dente ficou mais claro. A princípio isso parece bom, mas com o uso frequente, o esmalte dentário vai se desgastando gerando sensibilidade dentre outros problemas. Houve uma época em que surgiram no mercado, cremes dentais que já vinham com bicarbonato. Logo esses produtos sumiram. Adivinha o porquê?

2- Casca de banana. Essa foi uma pegadinha que lançaram na internet e muita gente caiu. Tem até vídeos com tutoriais de como esfregar a casca da banana nos dentes. Volto a dizer: Isso foi uma pegadinha e como tem muita gente inocente, ou mal intencionada por aí, essa “ideia genial” se espalhou rápido como sendo um método revolucionário. Só que não tem efeito algum. Quem utilizou, foi feito de bobo.

3- Água oxigenada 10 Vol. Este produto, por si só, daria assunto para um post inteiro. O peróxido de hidrogênio (ou popular água oxigenada) tem efeito clareador. O problema é a concentração e a aplicação. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Na água oxigenada 10 Vol., a concentração de peróxido é muito baixa para clareamento, mas o suficiente para causar danos à mucosa das bochechas, gengivas e língua caso seja usada com exagero, por muito tempo. Concentrações bem maiores, como as que são usadas por dentistas, são de difícil aplicação e devem ser utilizadas com supervisão profissional.

Existe ainda uma gama de outros produtos (caseiros) ou uma variação destes que apresentamos. Basta procurar por tutoriais nas redes sociais. Cada um mais absurdo ou prejudicial do que o outro.
Nossa recomendação é que procure um dentista de sua confiança para te orientar sobre a possibilidade de deixar seu sorriso mais bonito, seja com clareamento, ou outras técnicas que se enquadrem em sua necessidade.

E para encerrar, deixo esse vídeo que mostra a técnica de clareamento imediato. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário