quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Estudo mostra que cremes dentais clareadores não cumprem o que prometem

“Estudo realizado pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) com os sete produtos que têm mais representatividade no mercado nacional mostra que quase todas as pastas de dentes que se dizem clareadoras ou branqueadoras não cumprem o que prometem.”Falso efeito clareador

Esta foi a manchete apresentada pelo site da Folha de São Paulo (veja reportagem completa). A reportagem mostra os resultados de um estudo realizado segundo normas padronizadas pela ADA (American Dental Association). Para a Pro Teste, os cremes dentais estudados não possuem agentes clareadores (peróxido de hidrogênio) e sim, agentes abrasivos que limpam os resíduos de fora do dente e, por isso, ele parece mais claro, mas não ocorre clareamento de fato.

Continue lendo a respeito clicando em Saiba mais>>

Clareamento Dental

Técnicas de clareamento dentalAs técnicas de clareamento dental já foram bastante testadas e são feitas ,hoje, com muita segurança pela maioria dos dentistas. Nela as substâncias clareadoras penetram na intimidade da estrutura dentária e liberando oxigênio, "quebram" as moléculas dos pigmentos causadores de manchas. Devido a esta ação, não há desgaste e nem o enfraquecimento da estrutura dentária.

 

Abrasivas

A “técnica abrasiva” usada pelos cremes dentais consiste em adicionar maior teor de abrasivos (em geral, silica) assim, ficam mais abrasivos do que os comuns, o que pode gerar desgaste nos dentes. Todos os cremes dentais têm abrasivos, inclusive os infantis. Mas, nos branqueadores, eles estão em maior quantidade. Então os dentes não tem sua estrutura interna clareada ou branqueada. Os dentes ficam, simplesmente, mais limpos. Isso se pode conseguir da maneira bem mais segura fazendo uma profilaxia (limpeza) no consultório do dentista.

O uso frequente de substâncias abrasivas torna o esmalte dental mais desgastado. "Além do incômodo estético, o desgaste pode levar à exposição da dentina (camada interna do dente), o que pode gerar dor e hipersensibilidade", afirma Cláudia Worschech, diretora científica da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

Por este motivo, mesmo que a pessoa não queira ir ao dentista e decida usar estes cremes dentais “branqueadores”, isso deve ser feito com cautela, por um mês, por exemplo, e depois dar um tempo. Ou usá-los apenas em uma das escovações de cada dia, alternando-o com pastas comuns.

No estudo feito pela Pro Teste e publicado pela Folha de São Paulo, quase todos os cremes dentais testados foram reprovados mesmo no quisito abrasividade, ou seja, funcionam como um creme dental comum (só que mais caros).

 

Conclusão

Todo tratamento de saúde, seja ele estético ou não, deve ser realizado ou mesmo acompanhado pelo profissional capacitado da área. Propagandas veiculadas pelas mais diversas formas de mídia oferecendo tratamentos milagrosos livres de supervisão (do tipo, faça você mesmo) são, na esmagadora maioria das vezes, jogadas de marketing. Dentes perfeitos

Quer deixar os dentes mais claros, bonitos e atraentes? Faça isso direito e com responsabilidade. Procure o dentista.

 

 

 

 

Veja também:

Gostou do que leu aqui e quer saber mais? Receba nosso conteudo por email. É completamente gratuito. Cadastre-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário